Projeto de Educação Corporal | Body Education Project

Para promover a educação corporal e evitar vícios posturais, resultantes das atividades do dia-a-dia, surgiu o “Postural kids”, um projeto de educação e prevenção postural para alunos do 1º e 2º ciclos. Consiste numa proposta educativa que utiliza exercícios específicos, adaptados a cada fase do desenvolvimento motor, ajudando os alunos a ajustar o seu corpo, em contexto de sala de aula, onde passam a maior parte do seu tempo.

A forma correta de se sentar, a importância da respiração e o “espreguiçar” o corpo são alguns dos temas a serem abordados

Rastreios posturais também serão realizados com o objetivo de detetar algum aluno com desvios precoces na coluna vertebral, para que se possa proceder ao tratamento dos mesmos.

Sob a supervisão e planeamento da Professora e Fisioterapeuta Edilene Dantas, os alunos do colégio Santa Eulália, deram início às sessões posturais, no mês de outubro. Os encontros decorrem uma vez por mês, com a colaboração das professoras titulares de turma.

“Colégio Santa Eulália a Desafiar o Presente, Criar o Futuro!”

 

In order to promote body education and prevent posture habits, resultant from daily activities, “Postural Kids” emerged; an educational and posture prevention project aimed at 1st and 2nd cycle students. The project consists of an educational proposal which uses specific exercises adapted to each motor development stage, aiding students to adjust their bodies in the classroom, where they spend most of their time.

The correct way to sit down, the importance of breathing and full body stretching are some of the topics to be spoken about.

Posture tests will also be done with the goal of detecting any early spinal deviations in students, so that one can proceed with adequate treatment.

Supervised by Teacher and Physiotherapist Edilene Dantas, Santa Eulália’s students began the postural sessions in October. These sessions happen once a month with the elementary teachers’ collaboration.

“Santa Eulália Private School Defying the Present, Creating the Future!”