O Modelo Pedagógico do Colégio Santa Eulália visa o desenvolvimento global dos(as) alunos(as) e, por isso, procura cruzar diferentes contextos de vida, ambientes e experiências.
As atividades promovidas, formais e não formais, partem sempre da intencionalidade pedagógica, no sentido do desenvolvimento de competências transversais.

O Modelo Pedagógico traduz a filosofia do Colégio – promover aprendizagens significativas, num ambiente saudável, de bem-estar físico e emocional. Os ambientes educativos e as metodologias inovadoras desafiam e predispõem para a aprendizagem ativa.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.” (Ruben Alves).
O Colégio Santa Eulália é uma “escola com asas!”

Espaços com função educativa

Aulas-Espaços-Exteriores
Aulas nos Espaços Exteriores

O Colégio dispõe de espaços exteriores com jardins que funcionam como ambientes complementares para aprendizagem. A equipa recorre, frequentemente, a estes espaços para as aulas e/ou atividades de diferentes áreas, numa lógica transdisciplinar.

Novas-Tecnologias
Novas Tecnologias

A tecnologia faz parte da vida de todos e, no Colégio, as crianças aprendem a utilizar as ferramentas tecnológicas em prol do seu desenvolvimento. Todas as salas dispõem de equipamentos tecnológicos (quadros interativos, mesa interativa e outros), que funcionam como recursos de aprendizagem complementares.

Laboratorio-Ciencias-Experimentais
Laboratório de Ciências Experimentais

No sentido de promover o contacto direto com contextos experimentais, o Colégio dispõe de um laboratório equipado, onde os alunos são desafiados a conhecer os fenómenos do mundo que os rodeia.
A experimentação, a manipulação de materiais, as pesquisas, estimulam o raciocínio do aluno, tornando-o construtor do seu conhecimento.

Casinha-do-Artista
Casinha do Artista

A Casinha do Artista pretende reforçar a aquisição de competências em vários domínios: educação literária, artística e social. Frequentemente, são convidados artistas e profissionais de outras áreas para partilhar de saberes com os(as) alunos(as). Esta dinâmica estimula o interesse pelas várias áreas sociais e culturais inspirando e fazendo sonhar os nossos alunos.

Metodologias inovadoras

Leitura Diária de Notícias
Leitura diária de notícias

Diariamente os(as) alunos(as) são motivados para discutir, refletir e partilhar notícias, que têm acesso em suporte papel (jornais e revistas) ou digital (mesa interativa, computador, tablet). Esta dinâmica reforça o contacto com o mundo envolvente e promove o desenvolvimento de competências, como a capacidade de análise, seleção de informação e sentido crítico.

organizacao-reunioes-de-pais-1
Reuniões de pais realizadas pelos alunos

As reuniões de pais têm uma intervenção ativa e direta dos(as) alunos(as). Apresentam, exemplificam, demonstram competências e/ou conhecimentos adquiridos. Estas situações são uma oportunidade para o desenvolvimento de competências como a organização e articulação do discurso, interação social, partilha de ideias ou informações em grande grupo (público), entre outras.

Projeto Financeiro
Projeto Financeiro

O projeto financeiro “Plantar para colher €” parte de ideias de negócio, numa lógica empreendedora, pensadas, desenvolvidas e geridas pelos alunos. Pretende-se a angariação de recursos financeiros para a concretização/aplicação num objetivo, previamente definido no início de cada ano letivo.
Este projeto permite desenvolver a literacia financeira dos alunos, através da criação de sistemas de poupança, da negociação de empréstimos (com ou sem juros), do uso de sistemas financeiros (livros de contabilidade, extratos de saldo e movimentos) e gestão da do seu próprio negócio (empreendedorismo, análise, gestão de recursos…).

Cambridge-English
Metodologia CLIL e Cambridge English

Metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) e Cambridge English

O Colégio aposta no desenvolvimento de competências linguísticas, focando sobretudo o Inglês. Esta metodologia promove a utilização da língua estrangeira nos momentos informais, nas atividades extracurriculares e noutros contextos similares. No âmbito da metodologia CLIL, algumas aulas de áreas específicas, como estudo do meio, são lecionadas em Inglês, num sistema de coadjuvância.

Intergeracionalidade
Intergeracionalidade

O Colégio, sendo uma das respostas do CASTIIS, tem a oportunidade de promover dinâmicas intergeracionais. Esta possibilidade permite o desenvolvimento de competências essenciais, no domínio pessoal e social, particularmente de valores como a empatia, respeito pela diferença, interajuda. Acreditamos que a interação e as experiências partilhadas com os séniores têm um impacto muito positivo na formação das crianças.

Testemunhos de Pais e Crianças

Palavras dos que estão mais próximos de nós.

Em construção!