Direção Pedagógica
Marco Bento
Marco Bento é natural de Coimbra. Licenciou-se em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, em 2003. Tem uma Pós-graduação em TIC e um Mestrado em TIC, na especialização de Comunicação Multimédia, desde 2013.
Ganhou uma Bolsa de Mérito Académico pelo seu percurso no Ensino Superior, em 2015.
Tem tido o reconhecimento internacional com prémios europeus, que reconhecem a melhor investigação na área das práticas pedagógicas com utilização do digital com crianças (2016) e sobre Ambientes Educativos Inovadores mediados por tecnologia (2018). Tem mais de 100 comunicações realizadas em Portugal e na Europa, é autor de cerca de 50 publicações escritas e dinamizador de mais de 50 formações e workshops sobre Educação, Tecnologia Educativa, em particular.
Atualmente é investigador no Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho, estando na fase de conclusão do Doutoramento em Ciências da Educação, na especialização de Tecnologia Educativa, com um projeto financiado com uma bolsa de investigação científica atribuída pela FCT no Programa de Doutoramento Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (TEL-SC).
Faz parte de duas redes internacionais, a Rede COST- Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY), na qual é co-investigador na ação “Competências de literacia digital e multimodalidade: práticas com crianças entre os 4 e 9 anos de idade” e a Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.
Atualmente é co-investigador em 5 projetos europeus sobre os temas do desenvolvimento profissional docente, ambientes educativos inovadores, novos cenários pedagógicos, jogos na aprendizagem e (re)encantamneto da carreira docente após os 50 anos de idade.
Coordena desde há 4 anos o Projeto SUPERTABi (transformar as práticas pedagógicas através do uso de modelos pedagógicos centrados no aluno e mediados por tecnologias móveis, potenciando os novos espaços de aprendizagem), assim como Coordena os Encontros sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi para discutir as três dimensões de investigação: pedagogia, tecnologia e espaço de aprendizagem.
É membro e assistente editorial da revista e website Estreiadialogos, da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.
https://www.marcobento.com/