Colégio Santa Eulália é a única Escola de Referência Google em Portugal

A Google For Education reconheceu o Colégio Santa Eulália como a primeira “Reference School Google For education” em Portugal, pela forma inovadora como são desenhadas e operacionalizadas as atividades pedagógicas mediadas pelo e com o digital.

O que a Google For Education reconheceu foi o um trabalho que vem sido feito de há anos para cá de transformação das práticas pedagógicas dos professores do Colégio Santa Eulália, que se traduz no envolvimento dos alunos na aprendizagem ubíqua, ou seja, sob a premissa que se aprende a qualquer hora e em qualquer lugar, aumentando suas competências de conhecimento, potenciadas pelo uso natural de tecnologia (Google Suite Education e Chromebooks) em diferentes espaços de aprendizagem (dentro de salas de aula, exterior, e salas de aula virtuais).

Embora o Colégio Santa Eulália já tivesse como princípio olhar para o aluno como um todo, valorizar o aluno como um cidadão único, juntando diversas atividades intelectuais e físicas numa perspetiva humanista, sentíamos que faltava promover uma aprendizagem ubíqua, considerando o aluno nessa perspetiva de novo século, utilizando o digital para potenciar aprendizagens no desenvolvimento das denominadas soft skills.

A Diretora Madalena Malta com a ajuda do consultor pedagógico e investigador em Tecnologia Educativa, Marco Bento, elaboraram há cerca de 3 anos, um plano de intervenção para a formação de professores em cenários de aprendizagem inovadores com tecnologia Google (Chromebooks e Google Suite Education) em contextos de modelos de aprendizagem invertida, gamificação, aprendizagem cooperativa, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em jogos.

Cada aluno passou a usar Chromebooks em 1:1, mas acima de tudo o que mudaram foram as práticas pedagógicas dos professores, que passaram a desenhar cenários de aprendizagem para os seus alunos através da concepção de projetos, nos quais, muito naturalmente, surgiu a tecnologia. A criação de salas de aula com painéis interativos (android), com a criação de espaços de aprendizagem ao ar livre, junto com o uso de tecnologia baseada na nuvem, os alunos desenvolveram uma maior colaboração entre si, melhoraram a comunicação oral e escrita e desenvolveram muito mais autonomia.

Após 6 meses de uso em contexto de sala de aula de modelos de aprendizagem centrada no aluno, professores e alunos provaram o que aprenderam, e com a vinda da pandemia do COVID-19, quando tiveram que iniciar um processo de ensino a distância, este foi natural e teve uma curva de aprendizagem muito reduzida, com bastante sucesso devido às experiências que tinham.

A Google For Education identificou 4 fatores de sucesso no Colégio Santa Eulália, (i) os alunos como produtores do seu próprio conteúdo, ao seu ritmo de aprendizagem; (ii) a utilização de diversos espaços para a aprendizagem, sendo os diferentes espaços virtuais na nuvem uma mais valia para aprenderem de forma diferenciada; (iii) a cooperação na aprendizagem, é a palavra chave para a Google, cooperar e partilhar, esses valores estão incrementados na história do Colégio e foram facilmente visíveis nos projetos sociais que os alunos desenvolvem; (iv) o modelo invertido de aprendizagem, colocando o centro no aluno e na sua relação com o conteúdo, gerindo o currículo de forma flexível e para resolver problemas do quotidiano.

Assim, esta distinção que coloca o Colégio numa rede de escolas mundiais de partilha de práticas pedagógicas inovadoras, em parceria com escolas do Norte da Europa, Austrália e Estados Unidos.

O Colégio de Santa Eulália é uma escola com o objetivo de desafiar o presente para construir o futuro, em que o aluno é uma criança única e feliz, que aprende a qualquer hora e em qualquer lugar. Este selo trouxe uma responsabilidade acrescida para fazer mais e melhor na representação de uma verdadeira Educação de alunos para o novo século.

× Como podemos ajudar?