Colégio Santa Eulália é a única representante do Distrito de Aveiro no Projeto Piloto SELFIE, da Comissão Europeia e Direção Geral de Educação. | Colégio Santa Eulália is the only representative of the District of Aveiro in the Pilot Project SELFIE, of the European Commission and General Management of Education
No passado dia 14 de fevereiro, o Colégio Santa Eulália esteve presente, através da Direção Geral e Pedagógica, com a Dr.ª Madalena Malta e Dr. Marco Bento, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, para o lançamento do Projeto Piloto SELFIE.
Neste projeto, circunscrito a um grupo de apenas 40 escolas piloto em todo o país, sendo apenas duas delas privadas, o Colégio Santa Eulália é a única Instituição de Ensino de todo o distrito de Aveiro.
Assim, o projeto piloto SELFIE ou Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies (em português autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz fomentando a inovação através de tecnologias educativas), é uma ferramenta online da Comissão Europeia de autoavaliação da utilização das tecnologias no ensino e na aprendizagem, que permitirá a realização de um Plano de Ação Digital no Colégio Santa Eulália.
A ferramenta foi desenvolvida em estreita colaboração com uma equipa de peritos de escolas, ministérios da educação e institutos de investigação de toda a Europa. As instituições parceiras incluem a Fundação Europeia para a Formação, o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) e o Instituto de Tecnologias de Informação para a Educação da UNESCO. Em Portugal é um Projeto coordenador pela Direção Geral de Educação e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Esta é uma ferramenta concebida para ajudar as escolas a incorporar tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação dos alunos. Deste modo, a ferramenta pode realçar o que está a funcionar bem, as áreas que requerem melhorias e quais devem ser as prioridades. Os questionários realizados no SELFIE reúnem, de forma anónima, as opiniões dos alunos, dos professores e das lideranças escolares sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na escola. Esta recolha é feita com recurso a breves afirmações e perguntas numa escala de concordância simples de 1 a 5. As afirmações abrangem áreas como a liderança, as infraestruturas, a formação dos professores e a competência digital dos alunos.
As conclusões podem ajudar a escola a determinar a sua situação e, a partir daí, a iniciar um debate sobre a utilização das tecnologias e a desenvolver um plano de ação. O SELFIE pode ser utilizado numa fase posterior para avaliar o progresso e adaptar o plano de ação.
Para o Colégio Santa Eulália é um orgulho estar reunido com um conjunto de outras escolas de referência do país e liderar este processo de transformação digital na Educação, processo que, aliás, já estamos a desenvolver.
Colégio Santa Eulália
(Direção Pedagógica)
“Colégio Santa Eulália a Desafiar o Presente, Criar o Futuro!”
On February 14, Colégio Santa Eulália was present, through the Direção Geral e Pedagógica, with Dr. Madalena Malta and Dr. Marco Bento, at the Education Institute of the University of Lisbon, for the launch of the SELFIE Pilot Project.
In this project, limited to a group of only 40 pilot schools all over the country, there are only two private schools, Colégio Santa Eulália is the only educational institution in the entire district of Aveiro.
Thus, the pilot project SELFIE or Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies, is an online tool of the European Commission for self-assessment of the use of technologies in teaching and learning, which will allow the accomplishment of a Digital Action Plan at Colégio Santa Eulália.
The tool was developed in close collaboration with a team of experts from schools, ministries of education and research institutes from all Europe. Partner institutions include the European Training Foundation, the European Center for the Development of Vocational Training and the UNESCO Institute of Information Technologies for Education. In Portugal it is a coordinating project by the Directorate-General for Education and by the Institute of Education of the University of Lisbon.
This is a tool designed to help schools incorporate digital technologies into teaching, learning and student assessment. This way, the tool can highlight what is working well, the areas that need improvement and what should be the priorities. The questionnaires carried out at SELFIE bring together, anonymously, students’ opinions, teachers and school leaders about the way technologies are used in school. This collection is made using brief statements and questions on a simple agreement scale from 1 to 5. The statements cover areas such as leadership, infrastructures, teacher training and students’ digital competence.
Conclusions can help the school to set its situation and, from there, start a debate on the use of technologies and develop an action plan. SELFIE can be used at a later stage to evaluate progress and adapt the action plan.
“Santa Eulália Private School Defying the Present, Creating the Future!”